O que é Inventário de Fontes de Emissões Atmosféricas?

O que é um Inventário de Fontes de Emissões Atmosféricas?

É uma atividade fundamental de todos empreendimentos que querem conhecer o impacto das suas atividades na qualidade do ar . O inventário de fontes de emissões atmosféricas é uma verdadeira ferramenta para o  diagnóstico ambiental de uma empresa. Mas, também é um importante instrumento de órgãos ambientais e políticas públicas de saúde e meio ambiente.

Então, a resposta para a pergunta é: o inventário de emissões atmosféricas é o mapeamento sistemático e quantitativo dos gases das atividades de um empreendimento (ou de um conjunto de empresas). Aliás, essas fontes podem vir de diversas atividades, sejam industriais, agrícolas, geração de energia, transporte, etc.

Indústria diversas fontes de emissões atmosféricas
Exemplo de empreendimento com diversas fontes de emissões atmosféricas.

Por quê realizar um inventário de fontes de emissões atmosféricas?

De pronto, a primeira razão é cumprir alguma condicionante ambiental. Inúmeros órgãos e secretarias de meio ambiente já solicitam através do licenciamento ambiental a apresentação de inventário de emissões atmosféricas. Inclusive, muitos deles já tem sistemas próprios ou modelos de planilhas para apresentação do inventário de emissões. Portanto, o compliance ambiental é o mais relevante motivo.

Mas, todo empreendedor pode utilizar do inventário como instrumento de melhoria de performance. Isso porque, é possível identificar também potenciais oportunidades de melhorias, como desperdícios de energia e materiais por vazamentos e emissões fugitivas, utilização inadequada de equipamentos e até mesmo um escopo de monitoramento atmosférico de fontes e poluentes desnecessários.

E mais, o  gerenciamento de riscos ambientais associados às atividades da empresa torna-se muito mais eficaz. Isto porque, permite a adoção de medidas de controle e mitigação mais eficientes em relação aos impactos na qualidade do ar. Por consequência,o empreendedor demonstra sua responsabilidade sócio-ambiental e melhora sua reputação perante investidores, clientes e comunidade.

É preciso destacar que o inventário de fontes de emissões também serve para formular políticas públicas. Aliás, com a identificação e quantificação das emissões poluentes, órgãos ambientais podem indicar medidas para melhoria da qualidade do ar. Da mesma forma, conhecendo as fontes e seu potencial poluidor, é possível avaliar a capacidade de uma região absorver novos empreendimentos e os impactos na atmosfera da localidade.

Por fim, o inventário faz parte do Estudo de Dispersão Atmosférica (EDA). Este estudo tem como base o inventário e, juntamente com a modelagem de emissões atmosféricas, é apresentado uma simulação da dispersão dos gases potencialmente poluidores, bem como as regiões que podem sofrer impacto na qualidade do ar.

Como é feito um inventário de emissões de emissões atmosféricas?

Inventário de fontes emissões atmosférica sendo realizado pela empresa
Mapeamento de todas as fontes de emissão atmosféricas.

O inventário é um processo complexo que exige conhecimento técnico especializado e dados consistentes. Desta forma, o profissional irá hierarquizar e identificar as fontes de emissão.

Assim, são várias as etapas a serem realizadas. Segue um breve resumo:

  • Definição de escopo: período de referência, setores e processos que serão incluídos e gases que serão quantificados.
  • Coleta de dados: produção (matéria-prima, insumos, energia, etc.), consumo (combustíveis, eletricidade, água, etc.), processo (eficiência, emissões específicas, etc.) e transporte (distância, veículo, combustível, etc.)
  • Cálculo das emissões: escolha de metodologia, emissões diretas, indiretas e por setor.
  • Análise e validação dos resultados obtidos
  • Elaboração de relatório

Então, com o inventário pronto, é muito importante que seja feita uma discussão com todos os envolvidos para avaliar os resultados. Deste ponto, é possível traçar um plano de ação mais preciso para minimizar e controlar de forma eficaz as emissões de poluentes atmosféricos.

Conclusão

Portanto, o inventário de fontes de emissões atmosféricas é uma das ferramentas para a promoção da qualidade do ar. Além disso, torna-se um instrumento muito eficaz para todos aqueles que atuam na gestão ambiental, sejam consultores, empreendedores e para os próprios órgãos públicos.

Na Akios,  mapeamos e quantificamos suas fontes de emissão de gases, permitindo uma visão completa de como sua empresas impacta a qualidade do ar. Isso proporciona a base necessária para tomar decisões informadas, tanto para redução das emissões, como também para um monitoramento ambiental adequado a sua realidade.

Precisa elaborar seu inventário? Tem dúvidas sobre esse procedimento? Entre em contato e vamos conversar: Whatsapp ou akios@akios.com.br.

Você também pode gostar de

Qualidade do Ar
Qualidade do Ar: Impacto das Normas Ambientais
Imagem de simulação de pluma de dispersão atmosférica
Estudo de Dispersão Atmosférica: Normas e Padrões Técnicos
estudo de dispersão atmosférica
O que é um Estudo de Dispersão Atmosférica (EDA)?
QAI
PEP em Qualidade do Ar Interior (Interlaboratorial)
qualidade do ar interior. abnt 17037
Qualidade do Ar Interior: Resolução 09/2003 da ANVISA x ABNT 17.037:2023
Post. Blog
A qualidade do ar climatizado e o faturamento empresarial
qualidade do ar
Conama aprova prazos para novos padrões de qualidade do ar